fbpx

A Máquina de fazer clientes de fotografia

Como Ser Indicado pelos seus Clientes

Por Onde Começar

Por Roni Sanches

A Máquina de fazer clientes de fotografia ignorada

Desde que o mundo é mundo o boca a boca é o grande combustível de propagação: Seja uma ideia, um produto ou serviço.

É natural que as pessoas descrevam suas experiências, hoje mais do que nunca com o advento das redes sociais as pessoas tem mais necessidade de propagar o que estão fazendo, comendo, vestindo e com quem estão fotografando também.

Isso pode levar sua fotografia a se tornar viral!

Ou seja, faz a divulgação do seu trabalho sem precisar de mais investimentos em anúncios e propagandas.

Para um fotógrafo ter força orgânica de divulgação é primordial, pois quanto mais pessoas se alcança, as oportunidades de ensaios tendem a aumentar, assim como sua autoridade na fotografia. 

Mas muitos fotógrafos ignoram completamente as possibilidades de receber indicações dos seus clientes, eu mesmo cometi por muito tempo este erro. 

Segundo uma pesquisa uma pessoa satisfeita com o seu trabalho fala de você para 5 pessoas, já uma insatisfeita fala mal de você para 75 pessoas. É injusto eu sei…

Por isso é importante ter um atendimento primoroso antes de criar uma campanha de indicações.

Continue lendo e tenha o passo a passo para começar as estratégias de indicações hoje mesmo. Vamos juntos?

Por que incentivar as indicações de seus clientes?

Para perceber o impacto que uma indicação tem, basta observar o seu próprio dia-a-dia.

Quando uma pessoa chega falando que recebeu uma indicação para fotografar com você, perceba o quão mais simples é para esta pessoa fechar o ensaio.

Além disso, perceba que o custo que você teve para que este cliente de indicação chegasse até você foi praticamente nulo.

É a estratégia ganha-ganha: O cliente que indicou ficou feliz com as fotos e indicou a amiga que precisava desta orientação, por vez a amiga que recebeu a indicação não precisou fazer dezenas de cotações e visitas para descobrir um lugar sério e profissional para fazer as suas fotos. Você ganhou também pois realizou o seu trabalho dignamente e foi bem remunerado por isso e ainda ganhou uma cliente sem precisar investir em anúncios.

Além de tudo a cliente por indicação sabe exatamente o que quer e o que vai encontrar, pois ninguém indica shampooo para uma pessoa completamente calva.

E esses fatos se repetem em cada cliente por indicação, pois é o poder destas que trazem todas essas vantagens e ainda preparam mais um cliente para retroalimentar o seu estúdio.

Isso porque, o cliente que veio por indicação já sai super satisfeito e pronto para indicar também – se tiver tido uma boa experiência fotografando com você, claro! 

Passo a passo para receber indicações.

#1 Foco total na experiência do cliente

O primeiro pré-requisito para começar a receber indicações dos seus clientes é – obviamente – ter clientes dispostos a indicar.

Para isso, é preciso deixar esses clientes muito felizes não só com as fotos, mas com toda experiência que é fotografar com você.

Sendo assim, proporcione uma ótima experiência: Tenha bem alinhado as expectativas com o seu cliente, número de fotos, data de entrega, o que será feito no dia do ensaio, etc.

Quando iniciei na fotografia não tínhamos qualquer noção da importância disso até que começamos ter problemas. A pessoa fazia o contrato no final do ensaio então dizia que ia fazer um pacote mais caro com mais cenários e no final, depois que fizemos vários cenários dizia que o pacote era o mais simples, ou pior ainda como não tínhamos alinhado as expectativas com esta cliente de uma forma eficaz nós fazíamos centenas de fotos e cenários variados e a pessoa ainda ia embora achando que faltou alguma coisa.

Isso acontecia por que as expectativas não estavam alinhadas antes do ensaio, isso mudou completamente quando começamos a fazer o contrato antes da sessão e a cliente escolhia previamente os cenários e figurinos que iria utilizar durante o ensaio. Sendo assim qualquer coisa extra que fazíamos para esta cliente era informado que se tratava de um presente. Ao final ela ficava feliz e satisfeita pois entendia perfeitamente o que foi combinado e os presentes que ganhará, como um figurino extra por exemplo.

Fora isso, sempre que puder, entregue mais do que o esperado, de modo a superar as expectativas que o cliente tinha de início, isso pode ser enviar uma foto bonita por Whatssap, pode ser entregando algum presente como uma foto impressa ao final da sessão, pense em algo especial.

#2 Crie sua máquina de indicações 

Você deve ter percebido que criar indicações saudáveis na fotografia exige algumas coisas como um bom contrato, um atendimento no inicio da sessão alinhando todas as expectativas da sua cliente com as fotografias que você irá entregar. Depois de tudo isso pronto, é hora de partir para a prática!

Criar um sistema manual de indicações é simples, só exige mesmo um tantinho de regularidade.

Eu aconselho começar com um cartão impresso ou digital, onde tem as regras e informa com clareza que a cada 3, 5 indicações que realizarem o ensaio a cliente indicante ganha um ensaio completo.

Estruturar:

É importante a cliente informar você quem indicou no dia do ensaio

  1. Ter uma planilha para marcar as pessoas indicadas e quem indicou
  2. Ter mensagens pré-definidas do tipo: “Falta apenas mais 1 indicação para você ganhar o seu ensaio“.
  3. Parabenizar a ganhadora e enviar mensagem marcando o ensaio presente.
  4. estimular os clientes a indicarem de novo

Além desta programação é importante criar o hábito de mandar para todos os clientes que você já atendeu sobre a sua campanha de fidelidade e indicação, e-mails mensais avisando o nome dos ganhadores incentiva quem não ganhou a indicar também.

Por isso, mantenha a divulgação num ritmo diário e mande email ou mensagens de whatssap mensais para estimular mais indicadores do seu trabalho.

Conclusão

Comece agora a transformar as suas clientes de fotografia em grandes divulgadoras do seu trabalho.

Como você pode ver acima, esta é uma estratégia que você aplica com suas clientes, ou seja não há custos de divulgação envolvidos, você premia as ganhadoras com o seu próprio trabalho, o que ajuda na construção de portfólio e faz com que a ganhadora queira indicar cada vez mais.

Quer saber mais?

Entre para minha lista Vip e receba meus conteúdos mais atualizados de fotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Your Cart is empty!

It looks like you haven't added any items to your cart yet.

Browse Products
Powered Voltage Emoji by Caddy